Capa » Riscos geo-hidrologicos » 15/04/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

15/04/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Neste domingo (15/04), o cenário de risco de eventos hidrológicos e/ou movimentos de massa para os municípios monitorados no Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Há previsão de continuidade de pancadas de chuva no centro-norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará com intensidade moderada a forte no decorrer do dia. Devido aos altos acumulados já registrados nos últimos dias, é MÉDIA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa nas áreas supracitadas, destacando-se as capitais e grandes centros urbanos. Atenção aos municípios localizados na bacia do Rio Mearim, Balsas, Paranaíba e Longá nos estados do Maranhão e do Piauí, cujos níveis permanecem em elevados, sendo MÉDIA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos.

Na faixa leste do Nordeste há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada desde o Rio Grande do Norte até a Bahia. Destaca-se o leste de Pernambuco e Paraíba, principalmente suas regiões metropolitanas, onde os volumes de chuva podem ser mais significativos no decorrer do dia, o que somados aos acumulados prévios elevados faz ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos de risco de movimento de massa, não se descartando a possibilidade de eventos de enxurrada em algumas localidades. No leste do Rio Grande do Norte destaca-se a região metropolitana de Natal onde, devido aos acumulados prévios e vulnerabilidade da região, é MÉDIA a possibilidade de ocorrência de eventos de risco geo-hidrológicos.

No interior dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, além do leste Alagoas e Sergipe e nordeste da Bahia é BAIXA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos.

  • Região Norte: Pará.

No nordeste do Pará há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, que podem ter acumulados significativos em algumas localidades, sendo assim MÉDIA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos. Recomenda-se atenção às áreas densamente ocupadas localizadas as margens de rios e canais devido a uma drenagem urbana ineficiente e estão associados a pequenas bacias de contribuição e regiões de baixadas, ou seja, lugares onde possa haver acúmulo temporário de água.

  • Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada ao longo do dia na faixa leste de São Paulo, com destaque ao litoral e região metropolitana da capital, é MÉDIA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos, principalmente eventos de enxurradas em micro e pequenas bacias e, caso limiares críticos sejam atingidos, movimentos de massa. Há possibilidade de pancadas de chuva também no centro-sul de Minas Gerais, nordeste de São Paulo e região serrana do Rio de Janeiro, condição meteorológica pode propiciar a ocorrência de eventos de enxurradas em micro e pequenas bacias e, caso limiares críticos sejam atingidos, movimentos de massa. No entanto, devido ao caráter isolado da chuva prevista, é BAIXA a possibilidade de ocorrência de eventos de risco geo-hidrológicos.

Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …