Capa » Riscos geo-hidrologicos » 15/05/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

15/05/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Neste sábado (15/05/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

Risco Hidrológico

Região Norte: Amazonas, Pará e Amapá.

Mantém-se MUITO ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) no município de Manaus e seus circunvizinhos, em decorrência da elevação gradual dos rios Negro, Solimões e Amazonas, cujos níveis fluviométricos estão na cota de inundação severa.

Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) nas mesorregiões Sudoeste, Sul e Centro do Amazonas, em decorrência da elevação gradual dos rios Juruá, Purus e Solimões/Amazonas.

Na mesorregião do Baixo Amazonas, entre o norte do Pará e Amapá e as bacias dos Rios Tapajós, Xingu e Parauapebas no Pará, mantém-se MODERADA possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1), como inundações pontuais dos tributários localizados em centros urbanos, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas, devido à previsão de pancadas de chuva com acumulados durante o dia.

Região Nordeste: Ceará, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) na Região Metropolitana de Fortaleza/Ceará e na faixa leste de Sergipe a Rio Grande do Norte, destacando as regiões metropolitanas, devido a previsão de chuva no decorrer do dia, podendo ocorrer pancadas de intensidade moderada.

Figura 1 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

 

Risco Geológico

Região Norte: Pará.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra (Figura 2) na Região Metropolitana de Belém, devido a previsão de chuva de intensidade moderada no decorrer do dia, que podem alcançar acumulados significativos.

Região Nordeste: Maranhão, Paraíba e Pernambuco.

Mantém-se ALTA a possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra (Figura 2) na Região Metropolitana de Recife, onde há previsão de chuva com volumes inferiores aos últimos dias, mas que podem se somar aos acumulados já observados nas últimas 48h e serem suficientes para deflagrar deslizamentos de terra e causar impactos significativos, devido à grande quantidade de pessoas em áreas de risco e alta vulnerabilidade. Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra (Figura 2) nas mesorregiões da Mata Paraibana e Pernambucana, devido à previsão de chuva no decorrer do dia que poderão se somar aos acumulados já observados e causar deslizamentos de terra pontuais.

Figura 2 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …