Capa » Riscos geo-hidrologicos » 16/01/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

16/01/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta quinta-feira (16/01/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 

Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No litoral do Estado de São Paulo há previsão de chuvas com acumulados significativos a partir da noite e prolongando-se até a madrugada do próximo dia. Devido a vulnerabilidade da região, considera-se MODERADA a possibilidade de eventos geodinâmicos. Para eventos hidrológicos, a possibilidade é BAIXA.

Na região metropolitana de São Paulo e do Rio de Janeiro bem como no sul de Minas Gerais há previsão de pancadas de chuva isoladas, especialmente no período da tarde com MODERADA possibilidade de eventos hidrológicos de curta duração, como enxurradas e alagamentos urbanos em áreas densamente povoadas e com deficiência de drenagem e canalização aberta.

 

Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No centro norte do Estado do Rio Grande do Sul e oeste dos Estados de Santa Catarina e Paraná há previsão de pancada de chuva moderada a forte podendo resultar em acumulados expressivos. Entretanto, devido a baixa vulnerabilidade na região, é BAIXA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …