Capa » Riscos geo-hidrologicos » 16/12/2017 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

16/12/2017 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Neste sábado (16/12), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A previsão meteorológica indica condições para pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes e ocorrerem a partir da tarde, no centro sul e leste de Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte, e centro-sul do Espírito Santo. Podem ocorrer pancadas isoladas também no interior do estado do Rio de Janeiro, com destaque a região serrana. Em todas as áreas citadas a chuva prevista  pode gerar altos acumulados de precipitação em um curto espaço de tempo, propiciando a ocorrência de enxurradas principalmente em micro e pequenas bacias. Devido ao caráter isolado da chuva prevista, o cenário de risco indica BAIXA possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, não se descartando a possibilidade de eventos de movimento de massa, caso limiares críticos sejam atingidos.

  • Região Nordeste: Bahia e Maranhão.

Há possibilidade de chuva fraca no sul da Bahia, principalmente para a os municípios litorâneos do sul do estado, porém sem acumulados significativos. O cenário de risco indica BAIXA possibilidade de ocorrência de novos eventos de inundação e movimentos de massa para as regiões supracitadas e a tendência é de que os alertas ainda em vigência sejam cessados gradativamente, com a estabilização das condições meteorológicas. No centro-sul do Maranhão há previsão de pancadas de chuva localmente fortes, que podem resultar em altos acumulados de precipitação em um curto espaço de tempo. Devido ao caráter isolado da chuva prevista, o cenário de risco indica BAIXA possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos.

  • Região Centro-Oeste: Goiás e Distrito Federal.

A previsão meteorológica indica condições para pancadas de chuva localmente fortes no leste e sul do estado de Goiás, que podem resultar em altos acumulados de precipitação em um curto espaço de tempo e desencadear eventos de enxurradas. Devido ao caráter isolado da chuva prevista, o cenário de risco indica BAIXA possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos.

Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …