Capa » Sem categoria » 17/06/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

17/06/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta quarta-feira (17/06/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as

mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 

  • Região Nordeste: Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos para a região leste entre Alagoas e Pernambuco , devido a previsão de continuidade de chuva ao longo do dia, ao solo saturado, rios cheios e acumulados expressivos de precipitação das últimas 72 horas.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa, para a faixa leste dos estados de Alagoas, , Pernambuco e Paraíba, com especial atenção às regiões metropolitanas de Recife, Maceió e João Pessoa, devido aos acumulados dos últimos dias e a previsão de continuidade de chuva ao longo do dia.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos no litoral da Bahia devido a passagem de uma frente fria, que causará chuva ao longo do dia, com destaque para região do Recôncavo Baiano devido a sua vulnerabilidade.

Entre os estados do Rio Grande  do Norte e Maranhão, considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, devido a previsão pancadas de chuva localizadas durante o do dia.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Setembro/2021.

A Figura I mostra o risco de seca para o plantio realizado no mês de …