Nesta quinta-feira (17/11/2016), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:
- Região Sudeste: Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
A previsão meteorológica é de chuva no decorrer do dia entre o leste de Minas Gerais, no Espírito Santo e extremo norte do Rio de Janeiro. Os maiores acumulados devem ser observados entre o nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Em grande parte dessa região, os acumulados pluviométricos estão elevados nas últimas 48h e devido a continuidade das chuvas, e permanecerá ALTA a possibilidade de envio/atualização de alertas de risco geo-hidrológico. Atenção especial para os municípios costeiros, pois a grande amplitude das marés e as correntezas notórias dificultam o escoamento fluvial. No Rio de Janeiro a possibilidade de emissão de alertas é média.
- Região Nordeste: Bahia
Permanece a previsão de chuvas com acumulado significativo no litoral sul da Bahia com ALTA possibilidade de envio/atualização de alertas de risco geo-hidrológico. Atenção especial para esses municípios, pois a grande amplitude das marés e as correntezas notórias dificultam o escoamento fluvial. Na região do Recôncavo Baiano há previsão de chuvas, entretanto com intensidade moderada, sendo MÉDIA a possibilidade de envio de alertas.
Gostaria de contribuir, registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada), no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php