Capa » Riscos geo-hidrologicos » 18/01/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

18/01/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (18/01/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sudeste: São Paulo.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos no leste de São Paulo, incluindo a Região Metropolitana de São Paulo e de Campinas, devido a previsão de pancadas de chuva, que podem ocorrer com forte intensidade em pontos isolados, a partir da tarde. 

  • Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos geológicos nas mesorregiões Noroeste, Oeste e Centro-Ocidental do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba, no leste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul, devido à previsão de chuva moderada a forte no decorrer do dia e aos acumulados prévios.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e de Curitiba e no leste de Santa Catarina devido à previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, principalmente a partir da tarde.

  • Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos geológicos no sul do Mato Grosso do Sul, devido à previsão de chuva moderada a forte no decorrer do dia e aos acumulados prévios. É MODERADA também a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos de curta duração em Campo Grande, devido à previsão de pancadas de chuva com forte intensidade em curto período, que podem causar sobrecarga do sistema de drenagem do município. 

Figura 01. Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geo-hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

 

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …