Capa » Riscos geo-hidrologicos » 18/02/2017 – Previsão de risco geo-hidrológico

18/02/2017 – Previsão de risco geo-hidrológico

Neste sábado (18/02/2017), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A previsão indica condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva no decorrer do dia, de caráter isolado e de intensidade moderada, no centro-sul e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, e no sul de Santa Catarina. No sudoeste gaúcho os acumulados pluviométricos nas últimas 24 h ultrapassam 100 mm, porém não deverá haver incremento significativo nos próximos dias, sendo BAIXA a possibilidade de abertura/atualização de alertas de risco hidrológico para esta região. Nas demais localidades também é BAIXA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos.

  • Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Há previsão de chuva de intensidade moderada a forte no centro-norte dos estados do Maranhão e Piauí, no Ceará, e no oeste do Rio Grande do Norte e Paraíba.  Nessas regiões a chuva deve ocorrer em forma de pancadas de caráter isolado, porém com potencial para altos acumulados pluviométricos em um curto espaço de tempo. Alguns municípios do Maranhão já possuem acumulados elevados nas últimas 72 h. No entanto, devido à caraterísticas das regiões supracitadas, é BAIXA a possibilidade de abertura/atualização de alertas de risco geo-hidrológicos. Há possibilidade de chuvas isoladas, de intensidade moderada, na faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, porém é BAIXA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos.

  • Região Norte: Pará.

Há previsão de pancadas de chuva norte e leste do Pará. As pancadas de chuva poderão atingir forte intensidade localmente, entretanto, é BAIXA possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …