Capa » Riscos geo-hidrologicos » 18/02/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

18/02/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta segunda-feira (18/02), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir: 

  • Região Sudeste: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

A previsão meteorológica de pancadas de chuva de intensidade moderada e os acumulados dos últimos dias tornam MÉDIA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa e BAIXA a possibilidade de risco hidrológico na região Metropolitana de Belo Horizonte, na Região Metropolitana de São Paulo e no litoral de São Paulo.

No sul do Estado de Minas Gerais, no Campo das Vertentes, Zona da Mata Mineira, na região do Vale do Rio Doce, no restante da faixa leste do Estado de São Paulo, no sul Fluminense, regiões Serrana e Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos é BAIXA. 

  • Região Sul: Santa Catarina e Paraná.

A previsão meteorológica indica chuva ao longo do dia, com possibilidade de pancadas moderadas a fortes, principalmente no leste do estado de Santa Catarina. Somado aos acumulados já registrados, considera-se MÉDIA a possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicas.

No leste do Paraná é BAIXO o risco geo-hidrológico devido a redução das chuvas na região.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …