Neste domingo (20/01/2019), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
- Região Norte: Acre, Rondônia e Pará.
O risco hidrológico é ALTO na bacia do Rio Acre em Rio Branco, e BAIXO na bacia do Rio Madeira em Porto Velho, devido a elevação do nível hidrométrico e a previsão de continuidade das chuvas na bacia de contribuição. Na capital Belém o risco geo-hidrológico é BAIXO devido a previsão de chuva localizada e acumulados registrados.
- Região Nordeste: Ceará.
A possibilidade de eventos geo-hidrológicos é BAIXA na capital Fortaleza, devido a possibilidade de pancada de chuva e dos acumulados dos últimos dias.
- Região Sudeste: São Paulo e Rio de Janeiro.
A possibilidade de eventos geo-hidrológicos é BAIXA na faixa leste do Estado de São Paulo e região metropolitana e serrana do Rio de Janeiro, devido a possibilidade de pancada de chuva e dos acumulados dos últimos dias.
- Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O risco hidrológico é ALTO na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Na faixa leste dos estados do Paraná e de Santa Catarina é BAIXA a possibilidade de movimentos de massa, devido aos acumulados de chuva dos últimos dias e a previsão de chuva localizada.
Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php