Nesta sexta-feira (19/02/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
- Região Norte: Amazonas, Acre e Rondônia.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) nas mesorregiões Sudoeste e Sul do Amazonas, em todo Estado do Acre, em decorrência da elevação dos Rios Juruá, Tarauacá, Purus e Acre, e na mesorregião Madeira-Guaporé, Rondônia, onde há previsão de chuva moderada ao longo do dia, com possibilidade de enxurradas e alagamentos urbanos, e inundações de pequenos córregos.
- Região Nordeste: Maranhão e Bahia.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) nas regiões Metropolitanas de São Luís no Maranhão e no Recôncavo Baiano, com atenção para Salvador, onde há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada no decorrer do dia, com potencial para acumulados em curto espaço de tempo, favorecendo a ocorrência de alagamentos, inundações de pequenos rios e enxurradas em áreas urbanas.
- Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) na Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Região Metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata Mineira, onde há previsão de pancada moderada a partir da tarde, favorecendo a ocorrência de alagamentos, inundações de pequenos rios e enxurradas em áreas urbanas.
Figura 1 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
- Região Nordeste: Maranhão e Bahia.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) para a Região Metropolitana de São Luís no Maranhão devido aos altos acumulados nos últimos dias, que ainda poderão ser incrementados pela previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada com potencial para deflagrar deslizamentos de terra pontuais.
Na Bahia, também é MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) no sul da Bahia e no Recôncavo Baiano, especialmente em Salvador e Lauro de Freitas, devido à sua alta suscetibilidade e grande quantidade de pessoas em áreas de risco, que se somam à possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada, podendo deflagrar deslizamentos de terra.
- Região Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) para a Zona da Mata Mineira, Campos das Vertentes, Vale do Rio Doce, Região Metropolitana e Serrana do Rio de Janeiro, no noroeste fluminense, nas mesorregiões sul, central e noroeste do Espírito Santo, onde há previsão de chuva moderada, principalmente a partir da tarde, podendo deflagrar deslizamentos de terra.
Figura 2 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php