Capa » Riscos geo-hidrologicos » 19/04/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

19/04/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Previsão de riscos geo-hidrológicos para 19/04/2018

 

Nesta quinta-feira (19/04), o cenário de risco de eventos hidrológicos e/ou movimentos de massa para os municípios monitorados no Brasil é apresentado a seguir:

 

  • Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia.

Há previsão de continuidade de chuva com intensidade moderada a forte no decorrer do dia no centro-norte dos estados do Maranhão e Piauí. Devido aos altos acumulados já registrados nos últimos dias, é MÉDIA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, destacando-se as capitais e grandes centros urbanos. Atenção aos municípios localizados na bacia do Rio Mearim, Balsas, Paranaíba e Longá nos estados do Maranhão e do Piauí, cujos níveis permanecem elevados. Para as mesmas localidades, não se descarta a possibilidade de eventos pontuais de movimentos de massa.

Há também previsão de chuva ao longo de todo o dia sobre a região metropolitana de Salvador. Devido à alta suscetibilidade da região, quantidade de pessoas em áreas de risco, e o acumulado prévio, considera-se MÉDIA a possibilidade de eventos de movimento de massa, não se descartando também a possibilidade de eventos de enxurrada em algumas localidades.

No leste de Pernambuco e centro-norte do Ceará há previsão de continuidade de chuva ao longo do dia. Como os volumes acumulados nos últimos dias não são desprezíveis considera-se BAIXA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos, principalmente em áreas de risco com alta vulnerabilidade.

 

  • Região Norte: Pará.

Há previsão de acumulados chuva significativos no nordeste do Pará, incluindo região metropolitana de Belém. Considerando os acumulados prévios de precipitação e a suscetibilidade da região é MÉDIA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, principalmente eventos de inundação em micro e pequenas bacias, não se descartando a possibilidade de eventos pontuais de movimentos de massa.

Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …