Capa » Riscos geo-hidrologicos » 19/05/2017 – Previsão de risco geo-hidrológico

19/05/2017 – Previsão de risco geo-hidrológico

Nesta sexta-feira (19/05), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Há previsão de chuva, na forma de pancadas com intensidade moderada, no litoral do Sergipe, Alagoas, Pernambuco e da Bahia. Destaca-se a região do recôncavo e metropolitana de Salvador, onde há registro de altos acumulados pluviométricos nas últimas 48 horas. Esses altos acumulados associados à previsão meteorológica para o próximo dia e a vulnerabilidade dessas áreas litorâneas, gera ALTA possibilidade de abertura/atualização de alertas de risco geo-hidrológico na Bahia, e MÉDIA em Sergipe e Pernambuco.

  • Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Para os três estados da região há previsão de chuva, com intensidade variando de moderada a forte, principalmente no nordeste do Rio Grande do Sul e centro-leste de Santa Catarina e Paraná. Em algumas localidades das regiões citadas poderão ser observados acumulados significativos dentro do período de 24h, podendo superar a média histórica para o período. Sendo assim, principalmente no leste de Santa Catarina é ALTA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológico. Nas demais regiões citadas é MÉDIA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológico.

  • Região Sudeste: São Paulo e Minas Gerais.

Há previsão de chuva em forma de pancadas, com intensidade variando entre moderada e forte, principalmente no leste do estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. Em algumas localidades do sul e região metropolitana da capital em São Paulo, poderão ser observados acumulados significativos. Sendo assim, para estas regiões é MÉDIA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológico e, nas demais regiões citadas, é BAIXA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológico.

19052017

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …