Capa » Riscos geo-hidrologicos » 21/12/2016 – Previsão de risco geo-hidrológico

21/12/2016 – Previsão de risco geo-hidrológico

Nesta quarta-feira (21/12/2016), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:

 

  • Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Há previsão de pancadas de chuva localmente fortes, principalmente a partir da tarde, no sul e centro-leste de São Paulo (principalmente nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba). Neste contexto, o cenário de risco é propício à ocorrência de processos de inundação rápida. No sul e leste de Minas Gerais, no Espirito Santo e região serrana do Rio de Janeiro, há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas, porém com acumulados relativamente mais baixos. Sendo assim, é MÉDIA possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos nessas localidades.

 

  • Região Sul: Paraná e Santa Catarina.

Há previsão de pancadas de chuva moderada em grande parte do Paraná e centro leste de Santa Catarina no decorrer do dia. O cenário de risco para estas regiões é propício à ocorrência de processos de inundação rápida. Entretanto, alguns municípios já apresentam acumulados de precipitação nas últimas 24 horas favorecendo também processos de movimentos de massa. Sendo assim, especialmente no leste desses estados, é ALTA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos.

 

  • Região Nordeste: Bahia

Há previsão de pancadas de chuvas isoladas, de intensidade moderadas no sul do estado da Bahia. Por serem esperados acumulados relativamente baixos, é BAIXA possibilidade de envio de alertas de risco geo-hidrológico nesta região.

 

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir, registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada), no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …