Previsão de riscos geo-hidrológicos para as próximas 24 horas – quarta-feira (21/09/2016)
Nesta quarta-feira (21/09/2016), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
- Região Sudeste: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
A condição meteorológica indica previsão de chuva no decorrer do dia para o estado do Espirito Santo, parte do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os volumes mais significativos de precipitação deverão ser observados na região litorânea do Espirito Santo, incluindo a Região Metropolitana de Vitória, onde a chuva deverá ocorrer em forma de pancadas com intensidade variando de moderada a forte. Neste contexto, o cenário de risco é propício à ocorrência de processos de inundação rápida e, se os acumulados atingirem limiares críticos, movimentos de massa. Nas regiões citadas é MÉDIA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos. No norte do Rio de Janeiro e nordeste de Minas Gerais, incluindo a região da Bacia do Rio Doce, ocorrerão pancadas de chuva isoladas, com intensidade que pode variar de moderada a forte. Para estas regiões, no entanto, é BAIXA a possibilidade de abertura de alertas.
- Região Nordeste: Bahia.
A previsão meteorológica indica condição de pancadas de chuva de intensidade moderada no sul do estado da Bahia, principalmente a partir da tarde e noite. No entanto os volumes de precipitação não deverão atingir limiares críticos. Desta forma é BAIXA a possibilidade de abertura de alertas.
Gostaria de contribuir, registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada), no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php