Capa » Riscos geo-hidrologicos » 22/12/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

22/12/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Neste sábado (22/12/2018), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 Região Sul: Santa Catarina e Paraná.

Há previsão de pancadas de chuva localmente fortes, que podem ser localmente fortes e gerar altos acumulados de precipitação em um curto espaço de tempo, no centro-leste de Santa Catarina, sendo MÉDIA a possibilidade de eventos movimento de massa, devido ao acumulado previsto na região além dos já observados nos últimos dias. No leste do Paraná as pancadas de chuva serão pontuais, sendo assim BAIXA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos.

 Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A previsão meteorológica indica condições para pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte na faixa leste de São Paulo a partir do período da tarde, entretanto ainda será BAIXA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos. Entre as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba não se descarta a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos de curta duração em bacias densamente urbanizadas. Há possibilidade de pancadas de chuva também no sul e Zona da Mata de Minas Gerais e na região serrana do Rio de Janeiro, sendo também BAIXA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos.

 

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …