Capa » Riscos geo-hidrologicos » 23/01/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

23/01/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta terça-feira (23/01), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para os municípios monitorados no Brasil é apresentado a seguir: 

  • Região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Há previsão de pancadas de chuva que podem ser localmente fortes, principalmente no oeste dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que poderão atingir acumulados significativos. No entanto, é BAIXA a possibilidade de ocorrências de eventos de movimentos de massa e de inundação pontual em arroios.

  • Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A previsão meteorológica mantém as condições de chuva localizadas de intensidade moderada a forte no leste do Estado de São Paulo, com os maiores volumes previstos para a região Metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba. Essas pancadas podem causar altos acumulados pluviométricos, favorecendo eventos de enxurrada e, caso limiares críticos sejam atingidos, movimentos de massa, principalmente em pequenas bacias urbanas, com alto nível de impermeabilização do solo e densa ocupação de encostas. Dessa forma, a possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos é MÉDIA. No sul do Estado de Minas Gerais e centro-sul do Estado do Rio de Janeiro há previsão de chuva moderada, principalmente no período da tarde, contudo é BAIXA a possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos nessas localidades. 

  • Região Nordeste: Maranhão, Piauí e Ceará.

Há previsão de pancada de chuva localizada, principalmente na faixa litorânea desses estados, incluindo as capitais São Luís,MA e Fortaleza,CE; onde se observam problemas ambientais, principalmente relacionados à drenagem, comuns aos grandes centros urbanos. Entretanto, é BAIXA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos, devido aos baixos acumulados nos últimos dias.

Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …