Capa » Riscos geo-hidrologicos » 22/06/2016 – Previsão de risco geo-hidrológico

22/06/2016 – Previsão de risco geo-hidrológico

Previsão diária de risco geo-hidrológico para as próximas 24h.

Nesta quarta-feira (22/06/2016), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sul: Paraná e Santa Catarina.

A previsão meteorológica é de chuva para o centro-sul e leste do Paraná e leste de Santa Catarina com intensidade variando entre moderada a forte e que poderá ocorrer em forma de pancadas em algumas localidades, podendo atingir limiares críticos. Deste modo, é MÉDIA a possibilidade de abertura de alertas de riscos geo-hidrológicos.

  • Região Sudeste: São Paulo

A previsão meteorológica indica chuva na forma de pancadas localmente fortes em grande parte de São Paulo, sendo que os maiores acumulados são esperados para a porção centro-sul e leste do estado, incluindo as regiões metropolitanas da capital, de Campinas e do Vale do Paraíba. Esta situação poderá gerar um cenário de risco propício a inundações em córregos e canais urbanos e a deslizamentos pontuais e induzidos, sendo ALTA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos.

  • Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceára, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe

A previsão meteorológica indica chuva em toda a região litorânea do nordeste ao longo do dia. Na faixa norte, entre Maranhão e Ceará, ocorrerão pancadas de chuva localizadas, principalmente no período da tarde, porém não são esperados acumulados expressivos, sendo então BAIXA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos. Na faixa leste, entre os estados do Rio Grande do Norte e Sergipe há previsão de chuva de intensidade moderada a forte desde a madrugada e no decorrer do dia, sendo que acumulados expressivos de precipitação são esperados para as regiões metropolitanas de Recife, João Pessoa e Natal. Devido à alta vulnerabilidade dos centros urbanos destacados, caracterizadas pela ocupação densa, inclusive em encostas e áreas próximas à calha de rios/córregos urbanos de municípios costeiros, é ALTA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos para a região.
 

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir, registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada), no seu municipío.  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …