Nesta quarta-feira (23/09/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as
mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa nas regiões de Vitória e Cachoeira de Itapemirim no Espírito Santo e na Região Serrana do Rio de Janeiro, devido a atuação de um sistema frontal que pode gerar pancadas de chuva e acumulados significativos nessas localidades, aliado aos acumulados já registrados nas últimas 48 horas. Também considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa no Litoral Norte de São Paulo e nas regiões do Litoral Sul, Metropolitana, dos Lagos e Médio Paraíba no Rio de Janeiro.
Considera-se ALTA a possibilidade de eventos de risco hidrológico, como enxurradas e inundações rápidas no litoral e na Região Serrana do Rio de Janeiro e nas regiões de Vitória e Cachoeira de Itapemirim no Espírito Santo. Na região da Zona da Mata Mineira é considerada MODERADA a possibilidade de eventos de risco hidrológico.
Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos