Previsão de riscos geo-hidrológicos para 23/10/2016
Neste Domingo (23/10/2016), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
- Região Sul: Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul há previsão de chuva apenas para a porção norte do estado, com baixos volumes acumulados em 24 horas. A estabilização das condições meteorológicas propicia a diminuição do nível de risco, mesmo assim, a tendência é de manutenção dos alertas de risco hidrológico, visto à propagação das ondas de cheia e condições de escoamentos dos rios em cada bacia hidrográfica, com atenção especial para a bacia do rio Uruguai. Alguns dos alertas podem ser cessados com a gradual queda dos níveis dos rios. No entanto, é BAIXA a possibilidade de abertura de novos alertas de risco geo-hidrológicos.
- Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
A previsão meteorológica indica condições para pancadas de chuva na Região Serrana do Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais, Zona da Mata mineira, e sul do Espírito Santo. Nas localidades citadas a precipitação deverá ocorrer em forma de pancadas isoladas com intensidade moderada principalmente a partir da tarde e noite. Neste contexto, o cenário de risco é propício à ocorrência de processos de enxurrada e inundação brusca e, se os acumulados atingirem limiares críticos, movimentos de massa nas regiões em destaque. Sendo assim, nestas regiões é MÉDIA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos. Há previsão de chuva isolada no decorrer de todo o dia para a faixa leste e extremo oeste de São Paulo, incluindo a capital e o Vale do Paraíba, porém os acumulados previstos não deverão atingir limiares críticos. Deste modo, é BAIXA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos para as regiões citadas.
Gostaria de contribuir, registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada), no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php