Capa » Riscos geo-hidrologicos » 25/10/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

25/10/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta quinta-feira (25/10/2018), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Há previsão de continuidade da chuva, na forma de pancadas, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No estado do Rio de Janeiro e no sul e sudeste de Minas Gerais, apesar de poderem ocorrer altos acumulados de precipitação em um curto intervalo de tempo, é BAIXA a possibilidade de eventos hidrológicos. Especificamente na faixa litorânea de São Paulo e na região do Vale do Paraíba, a chuva observada nas últimas semanas gerou um acumulado significativo de precipitação. Essa condição, somada à previsão de chuva fraca e persistente sobre estas áreas, gera um cenário de risco favorável à ocorrência de eventos de movimento de massa, caso limiares críticos sejam atingidos. Dessa forma, há BAIXA possibilidade de ocorrer processos de movimento de massa.

 

Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …