Capa » Riscos geo-hidrologicos » 26/01/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

26/01/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Neste sábado (26/01/2019), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 

  • Região Sudeste: São Paulo e Rio de Janeiro.

No leste do estado de São Paulo (especialmente região metropolitana de São Paulo e Campinas, Vale do Paraíba e litoral norte) e no centro-sul do estado do Rio de Janeiro (inclusive regiões metropolitana e serrana fluminense), há previsão de pancadas de chuva que poderão ser localmente fortes e resultar em acumulados pontuais. Devido à concentração de áreas suscetíveis a processos de inundação brusca e enxurradas urbanas, há BAIXA possibilidade de eventos hidrológicos. No Vale do Paraíba, litoral norte paulista e região metropolitana de São Paulo, onde os acumulados de chuva são superiores a 100 mm nas últimas 48 horas, considera-se MÉDIA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa nestas áreas. Nas demais áreas destacadas o risco é BAIXO.

 

  • Região Sul: Santa Catarina.

A previsão meteorológica indica a possibilidade de chuva fraca na faixa litorânea catarinense.  No entanto, mantém-se BAIXA a possibilidade de processos geodinâmicos, principalmente na região metropolitana de Florianópolis, devido aos altos acumulados pluviométricos observados nas últimas 48 horas.

 

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …