Nesta quinta-feira (27/09/2018), o cenário de risco de eventos hidrológicos e/ou movimentos de massa para os municípios monitorados no Brasil é apresentado a seguir:
- Região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Em parte da região Sul, mantém-se a previsão de continuidade de pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes em um curto intervalo de tempo. Devido ao volume de chuva já observado nos últimos dias no estado do Rio Grande do Sul, deve-se manter atenção principalmente para a região metropolitana de Porto Alegre, Serra Gaúcha e Planalto, sendo BAIXA a chance de eventos hidrológicos. No oeste do estado de Santa Catarina, apesar dos acumulados já registrados e da chuva prevista, é BAIXA a chance de ocorrer eventos de movimentos de massa. Já na RM de Florianópolis, indica-se BAIXA a possibilidade de risco geodinâmico em virtude da vulnerabilidade dos municípios monitorados e da previsão meteorológica.
Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php