Nesta quarta-feira (27/11/2019), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
- Região Nordeste: Bahia
Considera-se MUITO ALTO o risco de novos eventos, principalmente de deslizamentos, na região metropolitana de Salvador, devido aos acumulados elevados registrados no dia 26/11, associados com a previsão de continuidade de chuva, embora de menor intensidade.
- Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Há previsão de pancadas de chuva principalmente no centro-leste dos três estados da Região Sul. Para as áreas mencionadas o risco de eventos geo-hidrológicos é MODERADO.
- Região Sudeste: São Paulo
A previsão meteorológica indica possibilidade de pancadas de chuva que poderá ser pontualmente forte principalmente na região metropolitana de São Paulo, podendo ocasionar eventos hidrológicos intensos de curta duração. Sendo assim, considera-se MODERADO o risco de eventos hidrológicos.
Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php