Capa » Riscos geo-hidrologicos » 28/01/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

28/01/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

A previsão meteorológica indica condições favoráveis para a continuidade da chuva com acumulados elevados para os próximos dois dias no Sudeste do Brasil. Considerando principalmente os altos acumulados observados na última semana em Minas Gerais, no Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, há potencial para a deflagração de processos geo-hidrológicos que podem causar impactos significativos. Há previsão de retorno das pancadas de chuva também no sul do Rio de Janeiro e faixa leste de São Paulo, onde podem haver eventos pontuais de enxurradas e deslizamentos, principalmente nas grande áreas urbanas.  Na faixa norte do país, do Amapá até o Ceará, há previsão de pancadas de chuva localmente fortes nos próximos dias, que podem deflagrar processos hidrológicos principalmente em municípios litorâneos devido ao período de maré alta.

Na terça-feira (28/01/2020) (Figura 1), considera-se MUITO ALTA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na Região do Vale do Rio Doce, Zona da Mata Mineira e no centro-sul do Espírito Santo, devido aos altos acumulados dos últimos dias e à continuidade de chuvas previstas para essa região. Nas áreas destacadas em laranja, considera-se ALTA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos, incluindo o norte do estado do Espírito Santo, a Região do Jequitinhonha e Alto São Francisco em Minas Gerais, além da Região Serrana e norte do Rio de Janeiro. Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, incluindo a capital, e na faixa norte dos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Ceará, além da região metropolitana de Macapá e no Amapá.

Na quarta-feira (29/01/2020) (Figura 2), os níveis de risco se mantem os mesmo do dia anterior em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e na faixa norte do país. Na Região Metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba Paulista passa-se a considerar MODERADA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos.

Os níveis indicados no mapa podem ser alterados de acordo com os acumulados de chuva que serão observados nas próximas 24 horas associados à previsão de precipitação pelos modelos meteorológicos.

Ressalta-se que nas regiões em laranja, há ALTA possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos, tais como enxurradas, inundações, alagamentos, deslizamentos esparsos (incluindo queda de barreiras e taludes de corte-e-aterro). Essas regiões normalmente já apresentam um histórico de ocorrências ou evidências de movimentação de solo.

Nas localidades destacadas em vermelho (MUITO ALTO), há maior possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos quando comparado com os demais níveis. De forma geral, nestas localidades os eventos podem ter maior magnitude e atingir áreas de maior abrangência, tais como inundações, deslizamentos de terra em áreas de encostas naturais e corridas de massa, mesmo em locais onde não se tem histórico de ocorrências.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Figura 02. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …