Capa » Riscos geo-hidrologicos » 28/02/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

28/02/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta quinta-feira (28/02), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 

  • Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Na região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, litoral norte de São Paulo e Vale do Paraíba, além da região da Costa Verde, metropolitana e serrana do Rio de Janeiro há possibilidade de pancadas de chuvas localmente fortes, dessa forma considera-se risco MÉDIO para ocorrência de processos geo-hidrológicos. Nas demais áreas demarcadas na Figura 1 é BAIXA a possibilidade de risco geo-hidrológicos.

 

  • Região Norte: Rondônia, Acre e Amazonas.

Há previsão de chuva nos próximos dias nas bacias dos Rios Madeira, Juruá e Purus, os quais se encontram em elevação gradual, incluindo o Rio Madeira em Porto Velho. Destaca-se BAIXO o risco de ocorrência de processos hidrológicos na bacia.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …