Capa » Riscos geo-hidrologicos » 29/01/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

29/01/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

A previsão meteorológica indica condições para a continuidade da chuva nos próximos dois dias para o Sudeste do Brasil. Considerando principalmente os altos acumulados observados na última semana em Minas Gerais, no Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, há potencial para a deflagração de processos geo-hidrológicos que ainda podem causar impactos significativos. Há previsão de retorno das pancadas de chuva também no sul do Rio de Janeiro e faixa leste de São Paulo, onde pode haver eventos pontuais de enxurradas e deslizamentos, principalmente nas grandes áreas urbanas.  Na faixa norte do país, do Amapá até o Ceará, há previsão de pancadas de chuva localmente fortes nos próximos dias, que podem deflagrar processos hidrológicos principalmente em municípios litorâneos. No Sul do país o ingresso de novas áreas de instabilidade poderá causar pancadas de chuva localmente fortes, favorecendo eventos de enxurradas no leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Na quarta-feira (29/01/2020) (Figura 1), considera-se MUITO ALTA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos no centro-sul do Espírito Santo, devido aos altos acumulados dos últimos dias, à continuidade de chuvas previstas para essa região e a tendência de alta dos rios da Bacia do Rio Doce. Com a diminuição do volume de chuva prevista passa a se considerar ALTA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Região do Vale do Rio Doce e Zona da Mata em Minas Gerais, além da Região Serrana e norte do Rio de Janeiro. Nas áreas destacadas em amarelo, considera-se MODERADA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos, que inclui o norte do estado do Espírito Santo, Região do Jequitinhonha, Alto São Francisco e sul de Minas Gerais, parte do Rio de Janeiro (incluindo a capital), faixa leste de São Paulo (incluindo a capital e Vale do Paraíba), a faixa norte do país (do litoral do Amapá ao Ceará) e o nordeste de Santa Catarina.

Na quinta-feira (30/01/2020) (Figura 2), as regiões onde se considera ALTA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos são o centro-sul do Espírito Santo, a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Região do Vale do Rio Doce e Zona da Mata em Minas Gerais, além da Região Serrana e norte do Rio de Janeiro. Nas áreas destacadas em amarelo, considera-se MODERADA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos, que inclui o sul de Minas Gerais, parte do Rio de Janeiro (incluindo a capital), sul e leste de São Paulo (incluindo as regiões metropolitanas da capital, Vale do Paraíba, Campinas, além de toda a faixa litorânea), a faixa norte do país (do litoral do Amapá ao Ceará), leste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul (com destaque a região de Porto Alegre).

 

Os níveis indicados no mapa podem ser alterados de acordo com os acumulados de chuva que serão observados nas próximas 24 horas associados à previsão de precipitação dos modelos meteorológicos.

Ressalta-se que nas regiões em laranja, há ALTA possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos, tais como enxurradas, inundações, alagamentos, deslizamentos esparsos (incluindo queda de barreiras e taludes de corte-e-aterro). Essas regiões normalmente já apresentam um histórico de ocorrências ou evidências de movimentação de solo.

Nas localidades destacadas em vermelho (MUITO ALTO), há maior possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos quando comparado com os demais níveis. De forma geral, nestas localidades os eventos podem ter maior magnitude e atingir áreas de maior abrangência, tais como inundações, deslizamentos de terra em áreas de encostas naturais, mesmo em locais onde não há histórico de ocorrências.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Figura 02. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …