Capa » Riscos geo-hidrologicos » 30/11/2017 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

30/11/2017 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta quinta-feira (30/11), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sudeste: Minas Gerais e Espirito Santo.

A previsão meteorológica indica condições para pancadas de chuva isoladas entre o centro-norte de Minas Gerais e Espírito Santo. As pancadas de chuva poderão ser localmente fortes, resultar em acumulados expressivos de precipitação em curto intervalo de tempo e, por isso, poderão desencadear eventos de enxurrada em micro e pequenas bacias. Deslizamentos pontuais em áreas urbanas e regiões de serra também poderão ocorrer, caso sejam observadas novas pancadas de chuva em áreas onde já foram observados acumulados significativos. Assim, é MÉDIA a probabilidade de envio/atualização de alertas de risco geo-hidrológicos no Espirito Santo; e é BAIXA nas demais áreas.

  • Região Nordeste: Bahia

Há previsão de pancadas de chuva com intensidade moderada no sul Bahia. Porém, é BAIXA a possibilidade de envio de alertas de risco geo-hidrológico.

  • Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal.

Há previsão de pancadas de chuvas de intensidade moderada à forte para grande parte desses estados. A chuva prevista poderá gerar altos acumulados de precipitação em curto espaço de tempo, desencadeando eventos de enxurradas e inundações bruscas. Contudo, é BAIXA a possibilidade de abertura de alertas de riscos geo-hidrológicos. Atenção especial às áreas urbanas densamente povoadas, em especial Goiânia, Brasília e Campo Grande.

 

Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de riscos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …