Previsão de riscos geo-hidrológicos para 31/10/2017
Nesta terça-feira (31/10), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:
- Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
A previsão meteorológica indica condições para pancadas de chuva localmente fortes em grande parte de São Paulo, com destaque ao centro-oeste do estado onde, principalmente a partir da tarde, podem ocorrer altos acumulados de precipitação em curto espaço de tempo em algumas localidades, desencadeando eventos de enxurradas e, caso limiares críticos sejam alcançados, movimentos de massa. Deste modo é MÉDIA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos nesta região destacada, e BAIXA para as demais regiões do estado. No Rio de Janeiro, centro-sul e leste de Minas Gerais, e sul do Espírito Santo podem ocorrer pancadas de chuva localmente fortes, principalmente entre a tarde e a noite, com destaque a áreas mais suscetíveis a eventos geo-hidrológicos como a região metropolitana e serrana do Rio de Janeiro, a região metropolitana de Belo Horizonte e a Zona da Mata Mineira, onde é MÉDIA a possibilidade de envio de alertas, principalmente hidrológicos. Nas demais regiões é BAIXA a possibilidade de abertura de alertas.
- Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul.
A previsão meteorológica indica condições para pancadas de chuva localmente fortes em grande parte do Mato grosso do Sul, com destaque ao centro-norte do estado onde, principalmente a partir da tarde, podem ocorrer altos acumulados de precipitação em curto espaço de tempo em algumas localidades, desencadeando eventos de enxurradas e inundações bruscas. Deste modo é MÉDIA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológicos nesta região destacada.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php