O Cemaden Educação promove a Campanha #AprenderParaPrevenir desde 2016, em lembrança ao Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais, para incentivar as comunidades escolares a refletirem sobre os desastres socioambientais e somar esforços na construção e no fortalecimento da proteção de suas comunidades.
A 3ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir – 2018 será lançada em 22 de abril (Dia da Terra) e abre espaço para que escolas, Defesas Civis e universidades de todo o país divulguem seus projetos educativos na área da prevenção de riscos de desastres socioambientais.
Este ano a campanha traz o tema “Água [D+ ou D-] = desastre?” — uma temática desafiadora para a sustentabilidade planetária. Sabemos que a maioria dos desastres registrados nas cidades brasileiras está relacionada com a falta ou o excesso de água, como seca, enxurradas, inundações e os deslizamentos. Muita água pode causar inundação, alagamento, enchente, ressaca e deslizamento de terra. Sem chuva, tudo seca e as florestas podem queimar.
Mas será que é mesmo a água, ou a chuva, que gera tantos desastres? Apenas o excesso ou a falta de água podem causar desastres? Está certo “culpar” a água pelos desastres? Responder a questões como estas pretende estimular a reflexão e o desenvolvimento de ações educativas de redução de riscos de desastres, conservação da água e de enfrentamento das mudanças no clima.
As inscrições poderão ser realizadas entre 22 de abril e 01 de outubro de 2018, no site http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2018. Prêmios – pluviômetros semiautomáticos do Cemaden e kits educativos – serão sorteados entre os projetos que estejam acordo com Guia de Orientação da Campanha #AprenderParaPrevenir.
Mais informações com o Cemaden Educação: E-mail: educacao@cemaden.gov.br
Facebook: Cemaden Educação; Telefones: (12) 3205-0172/0173.