“O Papel do Cemaden no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais” foi o tema da palestra realizada hoje (09), na parte da manhã, pelo diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Osvaldo Luiz Leal de Moraes na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no campus de Santarém (PA).
A palestra foi promovida pelo curso de Ciências Atmosféricas da universidade e organizada pelos professores Cintya de Azambuja Martins, Rodrigo da Silva, Julio Tóta e Gabriel Brito Costa, atual coordenador do Bacharelado de Ciências Atmosféricas do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG).
Dirigida à comunidade acadêmica e ao público em geral, o evento teve o objetivo de divulgar a importância de se ter uma boa previsão de eventos extremos e desastres naturais, bem como conhecer a atuação do Cemaden em disseminar conhecimentos sobre a prevenção de acontecimentos de eventos extremos de grande escala que afetam a região amazônica.
O Cemaden realiza atividades de monitoramento e disseminação de alertas em regime ininterrupto (24 horas por dia), monitorando 958 municípios classificados como vulneráveis a desastres naturais. Desenvolve também a capacidade científica, tecnológica e de inovação para continuamente aperfeiçoar os alertas de desastres naturais.Paralelo ao monitoramento contínuo e ininterrupto, o Cemaden gera produtos e relatórios periódicos, os quais subsidiam tomadas de decisão de diferentes órgãos do governo federal. Esses relatórios são : diários de Previsão de Risco Geo-hidrológico; quinzenais sobre as condições de seca, e seus impactos, no Semiárido brasileiro, além dos relatórios semanais, analisando os níveis dos grandes reservatórios nacionais, dedicados à geração de energia elétrica e abastecimento humano.
Sobre o diretor
Osvaldo Moraes é doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-doutorado no Atmospheric Sciences Research Center da State University of New York (SUNY). É professor associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ocupa o cargo de diretor científico da Sociedade Brasileira de Meteorologia. Representante brasileiro no Comitê de Especialistas de Meteorologia do Mercosul para a criação do Centro de Meteorologia do Mercosul, atua na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia. O pesquisador foi coordenador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e dos Programas de Pós-Graduação em Meteorologia e em Física da UFSM.
(Fonte : Ascom-Cemaden com Ascom-Ufopa)