Nesta quinta-feira (20/12/2018), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Na faixa leste da região Sul, que se estende da região metropolitana de Porto Alegre, passando pelo litoral catarinense, até a região metropolitana de Curitiba, mantém-se BAIXA a possibilidade de processos de movimento de massa. Essa área merece atenção devido à sua suscetibilidade e à chance de acumulados de chuva significativos e pontuais.
Região Sudeste: São Paulo.
A partir do período da tarde, é BAIXA a chance de eventos geodinâmicos principalmente na região do Vale do Ribeira, nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, na faixa litorânea paulista e no Vale do Paraíba. Considera-se BAIXA a possibilidade de risco hidrológico para a região metropolitana de São Paulo, devido à possibilidade de pancadas de chuva, propiciando a ocorrência de eventos hidrológicos de curta duração em bacias densamente urbanizadas.
Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php