Capa » Riscos geo-hidrologicos » 10/09/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

10/09/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta sexta-feira (10/09/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

Risco Hidrológico

Considerando a previsão meteorológica e o acumulado de chuva dos últimos dias, não há cenário de risco significativo relacionado a eventos hidrológicos (Figura 1).

Figura 1 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

 

Risco Geológico

  • Região Sudeste: São Paulo.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) no Vale do Paraíba, no Litoral Sul e Norte paulista, devido à previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia e aos acumulados em até 24 horas. Apesar de não serem previstos acumulados significativos, áreas urbanas em risco, onde atividades antrópicas podem induzir deslizamentos (cortes, aterros etc.), sobretudo as áreas de alta declividade da Serra da Mantiqueira e os morros litorâneos da Baixada Santista podem registrar a ocorrência de deslizamentos pontuais em razão de pancadas de chuva mais fortes.

Figura 2 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link

abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …