Capa » Noticias » Aberta chamada para publicação de trabalhos científicos sobre redução de riscos de desastres socioambientais

Aberta chamada para publicação de trabalhos científicos sobre redução de riscos de desastres socioambientais

Até o dia 20 de fevereiro de 2017, trabalhos científicos relacionados com a temática “Planejamento, Desenvolvimento e Redução de Risco de Desastres” estão sendo recebidos para análise e posterior publicação na Revista PerCursos, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisador do Cemaden está entre os organizadores dessa edição.

A Revista PerCursos do Centro de Ciências Humanas e da Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina,  está recebendo ,  até o dia 20/02/2017, trabalhos científicos para análise e publicação –  no formato de artigos, resenhas, entrevistas e traduções de artigos inéditos para língua portuguesa- relacionadas à temática do dossiê “Planejamento, Desenvolvimento e Redução de Risco de Desastres”.

O dossiê integrará a primeira edição do ano de 2017 e está sendo coorganizado pelo pesquisador e sociólogo Victor Marchezini, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações –  em parceria com os professores Mário Jorge Cardoso Coelho Freitas e Mariane Alves Dal Santo, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A temática do dossiê “Planejamento, Desenvolvimento e Redução de Risco de Desastres” deve apresentar estudos que deem conta do estado da arte da pesquisa neste domínio, no Brasil e no mundo; apresentem resultados de pesquisas desenvolvidas e debatam, teoricamente, conceitos e teorias relacionadas com a temática.

Os trabalhos devem, também, apresentar discussões sobre estratégias de ação e contribuições para as políticas públicas na área, por meio de uma perspectiva multidisciplinar, em estreito diálogo com a realidade social brasileira ou com a produção científica em âmbito regional, nacional e internacional.

“Torna-se importante abrir as discussões e pesquisas multidisciplinares sobre o tema ‘redução de risco de desastres socioambientais’, visando ampliar os trabalhos de fortalecimento da capacidade institucional e social. Com esse foco, é possível integrar a promoção  de estratégias de desenvolvimento e de planejamento, considerando a gestão de risco como eixo norteador das políticas públicas, evitando novas catástrofes ”, enfatiza o pesquisador do Cemaden, Victor Marchezini.

As normas para submissão dos trabalhos científicos estão disponíveis na página eletrônica da revista:  http://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/about/submissions#onlineSubmissions

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …