Com o tema “Desastres, desastres, desastres! O que podemos fazer? E a educação?”, a Campanha #AprenderParaPrevenir 2020 teve o prazo prorrogado para as inscrições dos trabalhos até o dia 19 de dezembro.
O objetivo da campanha é mobilizar Escolas de Ensino Básico, Defesas Civis, Universidades e Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia para a prevenção de desastres. A Campanha #AprenderParaPrevenir está em sua 5ª edição, iniciativa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) –coordenada pelo Programa Cemaden Educação.
A participação será virtual, usando recursos tecnológicos de comunicação, abordando temas desde a pandemia até mudanças climáticas. A novidade da campanha, neste ano, é a inclusão do Programa de Saúde Família e Vigilância Epidemiológica, devido ao desastre biológico do coronavírus.
Nesta campanha, o Cemaden e parceiros de âmbito nacional incentivam a criação de campanhas locais com foco nas comunidades escolares. “Com a ajuda da educação, ciência e informação, essas parcerias irão ajudar a proteger e cuidar das comunidades. É uma campanha de campanhas”, enfatiza a pesquisadora Rachel Trajber, coordenadora do Programa Cemaden Educação.
Todos os passos para a inscrição, além de ideias e discussões dos seis webinários, realizados sobre as abordagens temáticas da campanha, estão disponibilizadas no link :
http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2020
Fonte: Ascom/Cemaden