Capa » Noticias » Cemaden lança material informativo sobre monitoramento e emissão de Alerta no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

Cemaden lança material informativo sobre monitoramento e emissão de Alerta no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

Com o objetivo de contribuir para a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – lançou um material informativo intitulado “Contribuições da Ciência, Tecnologia e Inovações no Processo de Monitoramento e Alertas do Cemaden: uma abordagem no Vale do Paraíba”, integrando as atividades da programação do Cemaden no Mês  Nacional da Ciência Tecnologia e Inovações, MNCTI e na 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizados pelo MCTI. Dentro do evento do MNCTI, o dia das apresentações das palestras, oficinas e entrevistas do Cemaden será nesta quarta-feira, dia 04 de novembro, durante todo o dia, em transmissão simultânea pelo Canal YouTube do MCTI.

Elaborado por tecnologistas da Sala de Situação e analistas em C&T do Cemaden, o trabalho publicado apresenta as atividades interdisciplinares das áreas de Meteorologia, Hidrologia, Geodinâmica e Desastres Naturais, em linguagem acessível, mostrando o processo de monitoramento e emissão de Alertas do Cemaden, com análise e estudos de alertas e ocorrências na região do Vale do Paraíba, especialmente, em Campos do Jordão. A mesorregião do Vale do Paraíba, tendo como cidade sede o município de São José dos Campos, concentra mais de 2,5 milhões de habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao ano de 2018.

O trabalho faz uma apresentação didática da plataforma de coleta de dados, da Rede Observacional do Cemaden, as parcerias institucionais no processo de monitoramento, as tecnologias do Radar, o Sistema de Alerta SALVAR, os cenários de risco de desastres (deslizamentos, inundações, enxurradas). Também, são mostradas as funcionalidades do Banco de Eventos na Plataforma do Sistema Integrado de Alerta de Desastres Naturais (SIADEN).

A elaboração desse material didático do Cemaden teve o incentivo da Coordenação-Geral de Tecnologias Estratégicas do MCTI, na promoção da popularização da Ciência, Tecnologia e Inovações. O objetivo, também, é organizar e disponibilizar o material de divulgação aos coordenadores regionais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e disponibilização na SNCT-DF do Espaço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O material informativo  “Contribuições da Ciência, Tecnologia e Inovações no Processo de Monitoramento e Alertas do Cemaden: uma abordagem no Vale do Paraíba”, bem como as informações sobre a equipe responsável pela elaboração do trabalho, estão  disponibilizados  no endereço:

https://drive.google.com/drive/folders/1qKS-8-0AUDRXZ5pupc-nj_ex0m9BK2cb?usp=sharing

Fonte: Ascom/Cemaden

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …