A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 13 de outubro como o Dia Internacional da Redução de Desastres. Outubro se tornou o mês de referência para que possamos refletir sobre os desastres socioambientais e somar esforços na construção e no fortalecimento de ações preventivas em diferentes escalas geográficas do planeta.
Nesse contexto, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) por meio da Coordenadoria de Gestão de Educação Básica (CGEB), do Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional (CEFAF) e da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo (CEDEC) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)/Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação se uniram para promover uma campanha relâmpago:#AprenderParaPrevenir, com o tema “Educação em prevenção de riscos de desastres”.
As escolas estão convidadas a mostrarem suas práticas e ações desenvolvidas sobre prevenção e redução de riscos e desastres e, para aquelas que pretendem iniciar agora, a compartilharem suas ideias e propostas para a proteção das comunidades escolares.
Para facilitar o acesso aos novos conhecimentos sobre os conceitos e termos relacionados à gestão de riscos e desastres e sua interface com a educação, e para apoiar o desenvolvimento de atividades na escola, recomendamos aos gestores, professores e alunos que consultem os materiais de apoio indicados pelas instituições organizadoras da Campanha.