Com o objetivo de discutir uma agenda de ações e pesquisas para construção de um Plano Metropolitano de Adaptação às Mudanças Climáticas frente a desastres, na Região Metropolitana de São Paulo, desde ontem (dia 9), representantes de instituições acadêmicas, de pesquisas, entidades públicas e privadas – além das prefeituras dos municípios da região metropolitana de São Paulo – estão reunidos na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo (SP), no Seminário Metropolitano sobre Governança de Risco e Adaptação às Mudanças Climáticas.
Promovido pelo Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC, o seminário conta com o apoio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que está na equipe coordenadora das discussões sobre gestão de riscos e desastres com relação aos impactos provocados pelas mudanças climáticas.
No fechamento do seminário, no final desta tarde (dia 10), serão analisadas as propostas sobre informações, mapeamentos e investigações, as quais possam dar suporte na elaboração do plano metropolitano. Também serão definidas ações e as articulações das diversas instituições governamentais e de pesquisa, associadas à governança metropolitana e à gestão de riscos e desastres.
Os debates estão sendo coordenados pelo pesquisador Victor Marchezini, do Cemaden; por Samia Sulaiman (Pós-graduação de Ciência Ambiental -USP) e por Kátia Canil (UFABC).
Informações e programação do evento estão disponibilizadas no endereço eletrônico : http://reitoria.ufabc.edu.br/eventos/evento/seminario-metropolitano-sobre-governanca-de-risco-e-adaptacao-as-mudancas-climaticas-09-e10-outubro-2017/