Foi divulgado, ontem (16), o Boletim Mensal de Impactos em Atividades Estratégicas para o Brasil, elaborado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – apresentando a Avaliação das Ocorrências e Alertas para Desastres Naturais (inundações, enxurradas e deslizamentos) para o mês de agosto 2020 e o Diagnóstico e Cenários dos extremos pluviométricos (secas e inundações), bem como seus impactos em diferentes setores econômicos do Brasil.
Dentre os possíveis maiores impactos, de acordo com o Índice Integrado de Seca (IIS), para o mês de setembro é apontado o cenário de intensificação de seca na Região Norte. As condições de seca também permanecerão em parte dos estados do Acre, Rondônia, Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais. Nas projeções com chuvas 30% acima e 30% abaixo da média climatológica, o cenário é de seca de moderada a severa em algumas partes das Regiões Nordeste e Sudeste.
Considerando um cenário hipotético de chuvas na média histórica, no trimestre setembro-outubro-novembro, a projeção de vazão afluente média dos reservatórios é de 70% para o Sistema Cantareira, 86% para a Usina Hidrelétrica de Três Marias (rio São Francisco) e 104% para a Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa (rio Tocantins), com redução do armazenamento no final de novembro de 2020 para 41%, 59% e 30%, respectivamente
No mês passado (agosto de 2020), a Sala de Situação do Cemaden enviou um total de 32 alertas para municípios monitorados. Desse total, 14 alertas foram para Região Sul (sendo 10 alertas para risco geológico e 4 para risco hidrológico). Em relação às ocorrências de desastres geo-hidrológicos, registradas em agosto, a maior concentração aconteceu nas regiões Sudeste e Nordeste, com dois eventos geológicos em cada, enquanto a região Norte registrou um evento hidrológico.
O boletim apresenta, ainda, a projeção dos recursos hídricos e do Índice Integrado de Seca (IIS), nas cinco regiões brasileiras, com cenários de chuvas e os possíveis impactos na vegetação, agricultura e recursos hídricos.
O Boletim Mensal de Impactos em Atividades Estratégicas para o Brasil na íntegra está disponibilizado no site do Cemaden, no link: http://www2.cemaden.gov.br/categoria/monitoramento/boletim-de-impactos/
Fonte: Ascom/Cemaden