Capa » Noticias » Cemaden desenvolve intercâmbio científico sobre desastres naturais no Projeto Diálogos Setoriais Brasil-UE

Cemaden desenvolve intercâmbio científico sobre desastres naturais no Projeto Diálogos Setoriais Brasil-UE

20160211_145624

Com o objetivo de realizar o intercâmbio internacional de informações para o desenvolvimento de pesquisas estratégicas, as quais contribuam para minimizar os impactos dos desastres naturais, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação-  vem dando prosseguimento ao cronograma do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil, na ação “Colaboração em Desastres Naturais Brasil-Europa”, com atividades previstas até junho de 2016.

Neste mês de fevereiro, pesquisadores, tecnologistas/operadores da Sala de Situação e analistas do Cemaden estiveram reunidos para discutir as estratégias do intercâmbio técnico-científico, de forma a ampliar as pesquisas envolvendo as áreas interdisciplinares de meteorologia, geologia, hidrologia e desastres naturais.

Entre as atividades previstas, receberam a visita do pesquisador André Paquier, Chefe de Unidade de Pesquisa do IRSTEA (National Research Institute of Science and Technology), sediado em Lyon, França. O pesquisador também é o especialista europeu convidado da ação RISC0002 dos Diálogos Setoriais, União Europeia-Brasil. Durante dois dias, na segunda semana de fevereiro, o pesquisador proferiu palestra aos pesquisadores e tecnologistas do Cemaden, em São José dos Campos(SP), transmitido por videoconferência ao Cemaden de Cachoeira Paulista.

Especialista em hidráulica fluvial, com ênfase em vulnerabilidade e riscos de enchentes, rompimento de barragens e transporte de sedimentos, André Paquier trouxe sua experiência em modelagem de ondas de cheias e abriu discussões sobre projetos de pesquisas sobre inundações de várzeas urbanas.

Nas atividades do Projeto Diálogos Setoriais UE-Brasil, está prevista nova visita em 2016 ao Joint Research Centre (JRC), centro de pesquisas localizado na cidade de Ispra, na Itália, pelos pesquisadores do Cemaden: o hidrólogo Conrado de Moraes Rudorff e meteorologista especializado em desastres naturais, Christopher Alexander Cunningham Castro. Em novembro de 2015, dois pesquisadores do Cemaden também estiveram visitando essa instituição: o coordenador-geral de Pesquisas e Desenvolvimento, hidrólogo Eduardo Mario Mendiondo e o agrometerologista Marcelo Zeri.

 “O objetivo do Cemaden nas ações do Projeto Diálogos Setoriais UE-Brasil é desenvolver produtos, pesquisas aplicadas e ferramentas operacionais para o aprimoramento das técnicas de monitoramento e emissão de alertas de riscos de desastres naturais.”, afirma o Chefe de Pesquisas e Desenvolvimento do Cemaden, climatologista José Marengo, que também contribui para as atividades de Assessoria Internacional – no âmbito dos intercâmbios com instituições científicas internacionais –  com as quais o Cemaden interage.

Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil

Os Diálogos Setoriais são considerados uma nova dinâmica de cooperação entre a União Europeia (UE) e o Brasil. Há cerca de 30 diálogos mapeados entre o Brasil e a UE sobre os mais diversos temas, que se dão com bases em princípios de reciprocidade e complementaridade, visando o intercâmbio de conhecimentos e experiências em áreas de interesse mútuo. Informações detalhadas estão disponibilizadas no link seção Observatório dos Diálogos.

Por meio de intercâmbio de conhecimentos técnicos, o Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da parceria estratégica e das relações bilaterais entre o Brasil e a União Europeia. É coordenado em conjunto pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) – por meio da Direção Nacional do Projeto – e pela Delegação da União Europeia no Brasil (Delbra).

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …