Capa » Noticias » Série de Debates promove discussões científicas sobre monitoramento e redução de risco de desastres

Série de Debates promove discussões científicas sobre monitoramento e redução de risco de desastres

20160202_092024-1024x614 - Cópia

Promover o intercâmbio científico e ampliar os debates e pesquisas sobre monitoramento e redução de riscos de desastres têm sido os objetivos principais da Série de Debates “Ciência, Riscos e Desastres”, instituída, desde 2013,  pelo  Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os debates abordam temas interdisciplinares, associados às áreas de geologia, hidrologia, meteorologia, desastres naturais, e outras áreas afins, como, por exemplo, educação e  sociologia, os quais focam a prevenção dos riscos de desastres naturais. Nessas discussões, também são convidados pesquisadores de outras instituições científicas e de universidades, tanto nacionais como internacionais, além de representantes dos três níveis de governo. O objetivo é fortalecer a interface entre ciência e formulação de políticas públicas.

Os temas abordados incluem a gestão de riscos ambientais e de desastres naturais, monitoramento das áreas de riscos, tecnologias e inovações para prevenção de desastres, educação para redução do risco de desastres, incêndios florestais e opções de mitigação, vulnerabilidade a desastres, impactos socioeconômicos de desastres, entre outros.

O primeiro tema discutido, na série de 2016, foi “Análise da participação social no contexto da gestão de riscos ambientais”. Débora Olivato, pesquisadora do Cemaden, abordou  a dimensão da participação da população no processo de gerenciamento de riscos ambientais e a percepção dos moradores sobre elementos de vulnerabilidade e perigo. Os dados, informações e conhecimentos levantados na bacia hidrográfica do rio Indaiá – Ubatuba, São Paulo, podem subsidiar diretrizes e ações do poder público na prevenção de riscos ambientais da localidade.

Nas áreas de modelagem e sistemas de monitoramento, também em janeiro de 2016, os pesquisadores Flávio Horita e Werner Leyh, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo (USP), abordaram os Sistemas de Informação, os desafios de monitoramento de riscos de desastres e a necessidade de integração de dados e serviços de parceiros.

A Programação Completa da Série Debates do 1º Semestre de 2016 incluem os seguintes temas:

15/01 – “Análise da participação social no contexto da gestão de riscos ambientais na bacia hidrográfica do rio Indaiá, Ubatuba-SP”

20/01 – “Uma abordagem para qualificar e apoiar o processo de decisão na gestão de desastres”

02/02 – “Monitoramento de riscos atuais e futuros: aprendizados e potencialidades da parceria Brasil – JRC/União Europeia”

18/02 – “Tecnologias e inovações para prevenção de desastres”

09/03 – “Impactos de desastres socioambientais em saúde pública: estudos dos casos dos Estados de Santa Catarina em 2008 e Pernambuco em 2010”

20/04 – “Cenários de risco de desastres na Região Nordeste (Parte I)”

 

03/05 – “Cenários de risco de desastres na Região Nordeste (Parte II)”

 

29/06 – Simulado operacional de monitoramento e emissão de alertas

 

Maiores informações sobre as palestras da Série Debates do Cemaden podem ser encaminhadas para o e-mail: assessoriadeimprensa@cemaden.gov.br

 

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …