O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – a convite do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, em transmissão pelo Canal YouTube, fez a apresentação, na quarta-feira (12), da metodologia utilizada para a análise e avaliação da perda da produção agrícola do semiárido, provocada pela seca na região. A elaboração da análise dos índices da seca e perdas municipais, feita pelo Cemaden, é enviada ao Programa Garantia Safra, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A avaliação de impactos do déficit hídrico na vegetação, realizada por meio do Índice de Suprimento de Água para a vegetação (ISACV) e o sistema de monitoramento da Seca no Brasil foram apresentados pela diretora substituta e coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, Regina Alvalá, com a participação das pesquisadoras Ana Paula Cunha e Lidiane Costa, que trabalham com o monitoramento e avaliação de impactos, com foco na seca meteorológica e agrícola, na área de Pesquisa do Cemaden.
A apresentação das metodologias foi direcionada aos secretários e prefeitos dos municípios da Região Nordeste. A coordenação da live foi feita pela Coordenação Estadual do Garantia-Safra da Paraíba e teve a participação, também, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A exposição na íntegra do Cemaden e INMET das metodologias utilizadas para o Programa Garantia Safra estão disponibilizadas no Canal YouTube pelo link:
https://www.youtube.com/watch?v=brGo19C696U
Fonte: Ascom/Cemaden