Capa » Noticias » O monitoramento das secas e o enfrentamento na região semiárida, em meio à pandemia, foram abordados na Série de Debates do Cemaden

O monitoramento das secas e o enfrentamento na região semiárida, em meio à pandemia, foram abordados na Série de Debates do Cemaden

O monitoramento da seca e seus impactos na sociedade e a Operação Carro Pipa, em municípios da Paraíba, foram os temas abordados no debate promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) –  transmitido, nesta quarta-feira (12 de maio),  pelo Canal do  YouTube da Série de Debates do Cemaden.

Os palestrantes convidados foram a pesquisadora do Cemaden, Ana Paula Cunha, que trabalha com o monitoramento da seca e avaliação de impactos -com foco na seca meteorológica e agrícola- e o representante da Defesa Civil de Campina Grande (PB), Ruiter Sansão, que apresentou a “Operação Carro Pipa em meio à pandemia da Covid-19”.

A pesquisadora do Cemaden, Ana Paula Cunha, apresentou o conceito de “seca” como um desastre natural, provocada pela falta de chuvas, que pode causar impactos na sociedade e no ecossistema. Explica que a condição da seca pode ser intensificada por fatores antrópicos. Expôs as definições de seca (meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconômica), bem como a visão geral das Secas no Brasil, desde 1962. Mostrou todo o processo do monitoramento dessas secas, analisando dados de chuvas, umidade do solo e estresse hídrico na vegetação. “O Cemaden monitora a seca desde 2013, em razão da seca severa da região semiárida brasileira, iniciada em 2012. Depois o monitoramento foi estendido às outras regiões brasileiras.”, informa a pesquisadora, ressaltando a importância do trabalho de monitoramento da seca, das projeções dos cenários e avaliação dos impactos, bem como o risco da seca na agricultura familiar do semiárido. “A avaliação seca nos municípios afetados e a análise do risco para a agricultura familiar possibilitam a elaboração de políticas de mitigação e preparação para a seca.”, destaca a pesquisadora.

As ações das Defesas Civis nos municípios da Paraíba para o enfrentamento das estiagens, seca no abastecimento de água e medidas de prevenção em meio à pandemia da Covid-19 foram apresentadas por Ruiter Sansão, da Defesa Civil de Campina Grande. “Garantir a distribuição de água potável é a maior preocupação da Defesa Civil, principalmente nas comunidades rurais. Em meio às estiagens que ocorrem em período prolongado, a situação foi agravada pela pandemia.”, destaca o representante da Defesa Civil de Campina Grande. “Pela duração prolongada da seca há mais de 20 anos, a ação emergencial se transformou em programa na região, desde 2012.”, afirma Sansão. Além da “Operação Carro Pipa” e a ampliação do número de famílias atendidas, estão distribuindo equipamentos de proteção individual, material de higiene, orientações de prevenção e higiene com as cisternas comunitárias, além das  ações conjuntas com a Vigilância Sanitária na região.

Os debates sobre o tema “Secas e Operação Carro Pipa em meio à pandemia da Covid-19″ tiveram como moderador Victor Marchezini, pesquisador do Cemaden  e está disponibilizado na íntegra no Canal do YouTube da Série de Debates” pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=DpfED5xSy74

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …