Capa » Noticias » Cemaden faz apresentação da metodologia de análise de perdas de produção agrícola no semiárido ao Programa Safra

Cemaden faz apresentação da metodologia de análise de perdas de produção agrícola no semiárido ao Programa Safra

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – a convite do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, em transmissão pelo Canal YouTube,  fez a apresentação, na  quarta-feira (12), da metodologia utilizada para a análise e avaliação da perda da produção agrícola do semiárido, provocada pela seca na região. A elaboração da análise dos índices da seca e perdas municipais, feita pelo Cemaden, é enviada ao Programa Garantia Safra, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A   avaliação de impactos do déficit hídrico na vegetação, realizada por meio do Índice de Suprimento de Água para a vegetação (ISACV) e o sistema de monitoramento da Seca no Brasil foram apresentados pela diretora substituta e coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, Regina Alvalá, com a participação das pesquisadoras Ana Paula Cunha e Lidiane Costa, que trabalham com o monitoramento e avaliação de impactos, com foco na seca meteorológica e agrícola, na área de Pesquisa do Cemaden.

A apresentação das metodologias foi direcionada aos secretários e prefeitos dos municípios da Região Nordeste. A coordenação da live foi feita pela Coordenação Estadual do Garantia-Safra da Paraíba e teve a participação, também, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A exposição na íntegra do Cemaden e INMET das metodologias utilizadas para o Programa Garantia Safra estão disponibilizadas no Canal YouTube pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=brGo19C696U

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …