Com o objetivo de monitoramento da chuva associada ao monitoramento da umidade de solo nas áreas de risco de deslizamentos em encostas urbanas, foram instaladas, em Salvador (BA), 15 Plataformas de Coletas de Dados Geotécnicas (PCDs-Geo), pelo Projeto RedeGeo do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A instalação dos equipamentos começou a ser feita no final de abril deste ano pelos pesquisadores da RedeGeo do Cemaden, em parceria com os técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Neste mês de junho, já estão em operação todas as PCDs-Geo instaladas nas localidades de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Lapinha, Fazenda Grande do Retiro (Calafate) Pernambués, Pirajá, Plataforma, Novo Horizonte, Cajazeiras VII e VIII, Jardim Nova Esperança, Sete de Abril, Doron e Pau da Lima.
Além da cidade de Salvador, já foram instaladas PDCs-Geo em Blumenau (SC), em cinco municípios paulistas da Baixada Santista, na região Metropolitana do Recife (PE) e, em processos preliminares, para a instalação dos equipamentos em seis municípios da Região do Grande ABC.
O Projeto RedeGeo é uma iniciativa do Cemaden (MCTI) e da FUNCATE – Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais, patrocinado pela FINEP- Financiadora de Estudos e Projetos (Carta Convite MCTI/FINEP/FNDCT 01/2016) com parcerias das defesas civis municipais, universidades e institutos de pesquisa regionais. Todas essas instituições são usuárias da rede de instrumentos do Cemaden, em atividades de monitoramento e pesquisas aplicadas.
O projeto é uma estratégia nacional de monitoramento, em tempo real, de fatores ambientais desencadeadores de desastres naturais, cuja meta é ampliar e manter a rede observacional geotécnica para aperfeiçoar a precisão dos alertas de movimento de massa.
Fonte: Ascom/Cemaden