Capa » Noticias » Cemaden instala sensores geotécnicos para monitorar riscos de deslizamentos em Salvador

Cemaden instala sensores geotécnicos para monitorar riscos de deslizamentos em Salvador

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação irá instalar, na próxima semana, em Salvador, na Bahia, os sensores geotécnicos – denominados de ETR- Estação Total Robotizada, para monitorar áreas de riscos de deslizamentos, complementando os dados e informações da rede observacional de monitoramento.

Os sensores geotécnicos fazem parte do projeto do Cemaden/MCTI sobre Monitoramento de Morros para Prevenção de Deslizamentos para acompanhar, com maior precisão, a movimentação de terra em morros e encostas nas áreas de riscos de deslizamentos. São equipamentos de alta tecnologia que estão sendo  instalados nas áreas vulneráveis a deslizamentos em nove municípios, de várias regiões do País.

A Estação Total Robotizada (ETR) em Salvador será instalada na sede do Hospital do Segundo Distrito Naval, no Bairro do Comércio. Também serão instalados 100 prismas nos morros e encostas nas áreas vulneráveis a deslizamentos da Comunidade Santo Antonio Além do Carmo, localizada na parte posterior ao hospital.

Os equipamentos permitirão estudar e identificar os momentos preliminares e críticos que antecedem o deslizamento, de forma a obter dados com maior confiabilidade para a emissão de alertas de riscos de deslizamentos.

Já foram instaladas as Estações Totais Robotizadas (ETRs) nos municípios de Mauá e Santos, no estado de São Paulo, Blumenau, em Santa Catarina, nos municípios serranos de Petrópolis, Nova Friburgo e em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Os próximos municípios a receberem os sensores geotécnicos são Recife, Pernambuco e Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro.

A seleção dos municípios vulneráveis a riscos de deslizamentos para a instalação dos sensores geotécnicos foi feita com bases no histórico de desastres naturais e de seus impactos sociais e econômicos da região. A escolha da ordem de instalação dos equipamentos nos municípios foi dada pelo fator climático de cada região ( período chuvoso – iniciando pelo Sudeste, Sul e Nordeste).

Em Salvador, o pesquisador do Cemaden, engenheiro Rodolfo Mendes visitará as áreas vulneráveis da Comunidade Santo Antonio, definindo os locais onde serão instalados os prismas, em parceria com a Defesa Civil da capital baiana.

Após a instalação dos sensores geotécnicos, há um tempo para a configuração e ajustes técnicos dos equipamentos para que ocorra a transmissão de dados ao Cemaden de São José dos Campos (SP).

 

Projeto de Monitoramento dos Morros para Prevenção de Deslizamentos

A Estação Total Robotizada (ETR) é um sensor geotécnico que emite sinal infravermelho, o qual é refletido nos 100 prismas ( ou espelhos)  instalados nos morros e encostas do município. Esses sinais emitidos permitem captar até pequenas movimentações de terra dos morros, abrangendo uma área circundada de encostas em 360 graus, cobrindo até 2,5 km de extensão.

Os dados coletados pelos equipamentos serão enviados, via internet, ao Cemaden, possibilitando acompanhar e monitorar qualquer risco de deslizamentos das encostas. A partir das pesquisas, as informações e dados obtidos darão subsídios para aprimorar a emissão de alertas prévios de movimentos de massa com maior confiabilidade.

Os moradores das áreas de riscos de deslizamentos de Salvador estão  sendo informados e esclarecidos sobre as instalações desses aparelhos próximos às moradias. Esses equipamentos não causam quaisquer interferências em outros equipamentos e nem impactos às áreas onde serão instalados.

Salvador já tem parceria com o Cemaden, com 15 pluviômetros automáticos instalados em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, além de 10 pluviômetros semiautomáticos instalados pelo Projeto Pluviômetros nas Comunidades. Os pluviômetros têm a função de medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada, durante um determinado tempo e local,  para monitoramento do município.

Dentro do projeto de Monitoramento de Morros para Prevenção de Riscos de Deslizamentos do Cemaden, cada um dos nove municípios – que faz parte do projeto – na primeira etapa receberá uma Estação Total Robotizada, acompanhada de 100 prismas. Na segunda etapa do projeto, serão instalados mais um conjunto de equipamentos de monitoramento, composto por 15 plataformas de coleta de dados. Cada plataforma é integrada por um pluviômetro e seis sensores de umidade do solo, que coletam dados sobre quantidade de chuvas acumuladas e de água no solo, complementando as informações sobre possíveis riscos de deslizamentos.

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …