Capa » Noticias » Defesas Civis do Grande ABC fazem intercâmbio de informações no Cemaden

Defesas Civis do Grande ABC fazem intercâmbio de informações no Cemaden

 

20160405_135643

A capacitação envolveu discussões técnicas, palestras e trabalhos em campo.  O objetivo final da visita foi o treinamento dos agentes das Defesas Civis, visando mitigar os impactos dos desastres naturais.

 

Durante toda a segunda semana do mês de abril (dias 4 a 8), coordenadores e membros das equipes das Defesas Civis paulistas dos municípios de Santo André, São Bernardo dos Campos e de Mauá realizaram uma visita técnica ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) –  ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – com a finalidade de intercambiar informações relacionadas ao monitoramento e ao envio de alertas para as áreas de riscos desses municípios.

Na abertura da capacitação, os coordenadores das Defesas Civis fizeram um balanço das atividades de prevenção, socorro e assistência às populações das áreas de risco, realizadas nos três últimos anos. Na oportunidade, debateram com os tecnologistas e pesquisadores do Cemaden sobre a interpretação e os procedimentos adotados a partir do recebimento dos alertas de riscos de desastres naturais emitidos pelo centro.

Tanto a equipe de pesquisadores – como a dos tecnologistas da Sala de Situação do Cemaden – repassaram informações e discutiram, junto às Defesas Civis, temas relacionados a desastres naturais, incluindo os impactos das variações climáticas, aplicações da previsão hidrometeorológica, utilidade dos modelos meteorológicos, o sistema de monitoramento e alerta de deslizamentos  e o uso do “Mapa Interativo”.

Também, durante a capacitação, foram abordados temas sobre Cartografia Social na prevenção de desastres e sobre a Logística de Operações Humanitárias, este último com a participação do pesquisador Irineu Brito, da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos (Fatec-SJC). As equipes das Defesas Civis tiveram atividades práticas em campo, receberam treinamento sobre manutenção de Pluviômetros Automáticos e experimentaram a vivência na Sala de Operações do Cemaden de São José dos Campos e de Cachoeira Paulista, no estado de São Paulo.

A coordenadora da Defesa Civil de Santo André e também coordenadora do Grupo de Trabalho das Defesas Civis do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Débora Diogo, considera importante esse intercâmbio de informações técnicas e operacionais, na parte de monitoramento e alertas, para um melhor planejamento sistêmico das ações integradas das Defesas Civis do Grande ABC nas áreas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

“Nossa iniciativa em ter solicitado essa capacitação técnica ao Cemaden   visa fortalecer o trabalho integrado das Defesas Civis dos sete municípios do Grande ABC, os quais integram o consórcio  intermunicipal ,focando, principalmente, a prevenção do risco de desastres naturais.”, afirma Débora Diogo.   “Investir na prevenção, estimulando a capacidade da população em lidar com a mudança climática e a percepção dos riscos, é um novo paradigma que temos adotado, com resultados positivos, obtidos pela diminuição dos impactos sociais e materiais nos últimos anos.”, complementa a coordenadora.

O coordenador-geral de Operações e Modelagem, Marcelo Seluchi recepcionou as equipes das Defesas Civis no Cemaden de Cachoeira Paulista e considerou fundamental essa integração e parceria, para o aprimoramento dos trabalhos de emissão de alertas. “O intercâmbio de informações e o retorno das ações em campo das Defesas Civis permitem uma constante avaliação dos trabalhos de emissão dos alertas, visando sua melhoria.”,  enfatiza Seluchi.

As Defesas Civis que integram o Consórcio Intermunicipal Grande ABC englobam os municípios paulistas de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A região concentra uma população de 2,7 milhões de habitantes e é considerada estratégica pela localização de reservatórios hídricos, das reservas naturais e da Mata Atlântica.

Além da coordenadora Débora Cristina Diogo e membros da Defesa Civil de Santo André, participaram da capacitação membros da Defesa Civil de Mauá e da diretora de departamento Eliete Gebara,  e  o coordenador da Defesa Civil de São Bernardo do Campo, Luiz Antonio Neves Costa   e membros da equipe.

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …