Capa » Noticias » Na próxima semana, Cemaden participa do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações

Na próxima semana, Cemaden participa do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações

Na próxima  quarta-feira (04 de novembro),  será  o dia do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – participar das atividades do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), na  programação com diversas atividades, durante todo o dia,  entre webtalk institucional, palestras, oficinas e entrevista, e transmissão simultânea  pelo Canal do YouTube do MCTI.

Organizada pelo MCTI, o Mês Nacional de Ciência e Tecnologia foi definido pelo governo federal, desde o ano passado, para ocorrer no mês de outubro, com o objetivo  de mobilizar a população, em especial  crianças e jovens, em torno de temas e atividades da área, valorizando a criatividade, a atitude científica, a inovação e a comunicação.

Programação Cemaden para MNCTI – dia 04 novembro das 9 até 20 horas

Transmissão -Canal YouTube MCTI

1ª atividade: 9:00 – 9:50: Apresentação Institucional do Cemaden

Composta por vídeo, webtalk institucional da direção, coordenações do Cemaden e participação de pesquisadores:

 – Osvaldo Moraes – diretor do Cemaden.

– Regina Alvalá – diretora substituta do Cemaden e coordenadora de Relações Institucionais.

– Marcelo Seluchi – coordenador-ceral de Operações e Modelagem.

– José Marengo – coordenador – geral de Pesquisa e Desenvolvimento

– Sílvia Saito –pesquisadora da área de Desastres Naturais.

-Adriana Cuartas – pesquisadora da área de Hidrologia.

– Ana Paula Cunha – pesquisadora da área de Agrometeorologia.

– Liana Anderson – pesquisadora da área de fogo, vegetação e desastres naturais.

– Rafael Luiz – tecnologista em Desastres Naturais.

– Pedro Camarinha – tecnologista em Geodinâmica.

2ª atividade: 10:00 -10:50. Palestra: Avanços científicos na modelagem geodinâmica em subsídios ao monitoramento e alertas de desastres

Rodolfo Moreda Mendes –  coordenador-geral substituto de Pesquisa e Desenvolvimento e pesquisador do Cemaden na área de Geodinâmica.

Apresentação dos avanços técnico-científicos aplicados ao monitoramento de variáveis ambientais e modelagens geodinâmica em escala local e regional, visando a emissão de alertas de deslizamentos em encostas urbanas.

3ª atividade: 11:00 -11:50: Atividade Prática: Com-Ciência se aprende a prevenir desastres.

Programas Cemaden Educação e WASH: Victor Mamana – (Programa WASH), Rachel Trajber, Débora Olivato, Maria Velloso, Carla Panzeri – (Programa Cemaden Educação).

A oficina pretende promover um diálogo entre ciência, tecnologia e educação para a redução de riscos de desastres, a partir da experiência prática do Programa Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de desastres e do Programa WASH – Workshop de aficionados em software hardware.

4ª atividade: 12:00 – 12:50. Palestra: Novas Tecnologias para monitoramento de desastres de origem hidrometeorológicos

Carlos Frederico de Angelis – pesquisador na área de sensoriamento remoto da atmosfera e estimativa de precipitação e coordenador substituto de Relações Institucionais.

A palestra mostrará que as variáveis deflagradoras de desastres naturais exigem uma lógica própria de monitoramento, que se difere da metodologia usada por outros setores como agricultura, recursos hídricos, aviação, entre outros. As condições de monitoramento, usando sensores convencionais, nem sempre são ideais para ajudar no conhecimento antecipado do risco de ocorrência de um desastre, o que cria uma carência de novas metodologias de monitoramento e novos tipos de sensores específicos para o monitoramento de desastres. A palestra apresentará alguns sensores utilizados no monitoramento de desastres, e também abordará o uso de novas tecnologias para essa finalidade. Por fim, serão, também, abordados novos campos de pesquisas voltados ao uso dessas novas tecnologias dedicadas ao monitoramento de desastres.

5ª atividade: 15:00 – 15:50. Palestra: Inteligência computacional e tecnologia da informação para monitoramento de desastres em uso no Cemaden

Eduardo Fávero Pacheco da Luz – Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Produtos Integrados, DIPIN, e Tecnologista da Informação.

Nesta palestra, serão apresentados os principais desenvolvimentos relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), atualmente em uso no Cemaden, para sua atividade continuada de monitoramento e emissão de alertas de desastres naturais. A integração entre as fontes de dados e os principais sistemas de software e ferramentas em desenvolvimento para auxiliar o processo de tomada de decisão no Cemaden serão destacados, assim como perspectivas de desenvolvimentos e pesquisas futuras na área de inteligência computacional. 

6ª atividade: 16:00 – 16:50. Entrevista com o Dr. Osvaldo Moraes, diretor do Cemaden.

7ª atividade: 17:00 – 18:50.  Workshop Avanços na Ciência dos desastres e importância das Cooperações interinstitucionais  – Participantes:

Regina Alvaládiretora substituta e coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden

Armin Augusto Braun – diretor do Cenad.

Alice Silva de Castilho – diretora de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM.

Jorge Pimentel – pesquisador da área de mapeamento geológico-geotécnico de barragens, túneis e áreas de risco. Trabalhou 27 anos na CPRM.

Vinícius Roman – coordenador de Eventos Críticos da ANA.

Cláudio Stenner – coordenador de Geografia e Meio Ambiente do IBGE.

8ª atividade: 19:00 – 19:50. Palestra Master: Mudanças Climáticas e Desastres

Carlos Afonso Nobre – Pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP e Presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

O palestrante abordará o estado da arte das pesquisas em mudanças climáticas, eventos extremos e riscos de desastres de origem climática.

Material de divulgação elaborado pelo Cemaden para MNCTI e SNCT

Fazendo parte das atividades de divulgação do conhecimento técnico-científico, o Cemaden também preparou um material intitulado “Contribuições da Ciência, Tecnologia e Inovações no Processo de Monitoramento e Alertas do Cemaden: uma abordagem no Vale do Paraíba”. O trabalho elaborado por tecnologistas da Sala de Situação e analistas em C&T apresenta, em linguagem acessível, o funcionamento da Sala de Situação, o processo de monitoramento hidro-meteorológico e geológico e da área especializada em Desastres, com análises e estudos na região do Vale do Paraíba.

Também, foi produzido um vídeo institucional sobre o Cemaden, que será lançado no início da programação do dia 04 de novembro. O vídeo mostra as atividades desenvolvidas pelo Cemaden, a rede observacional, a aplicação da pesquisa, da ciência e desenvolvimento de tecnologia, além das parcerias institucionais dentro do Plano de Gerenciamento de risco de desastres no País, na prevenção e redução dos riscos desses desastres.

Tanto o material didático, como o vídeo fazem parte do trabalho promovido pela Coordenação-Geral de Tecnologias Estratégicas do MCTI. O objetivo é organizar e disponibilizar o material de divulgação aos coordenadores regionais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e disponibilização na SNCT-DF do Espaço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Ainda, dentro da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (SNCT), no último dia 21 de outubro, o Cemaden participou com a palestra  “Uso de Inteligência Artificial em auxílio ao monitoramento e emissão de alertas de desastres naturais pelo Cemaden”,  apresentada pelo tecnologista do Cemaden, João Victor Garcia.

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …