Capa » Noticias » Cemaden promoverá evento internacional para discutir resiliência urbana e prevenção de desastres

Cemaden promoverá evento internacional para discutir resiliência urbana e prevenção de desastres

Discutir as questões voltadas ao planejamento, ao gerenciamento e à prevenção de desastres em áreas urbanas são os objetivos do workshop internacional “Mobilização para Ordenação e Viabilização de Espaços Urbanos Resilientes”, promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos. O evento ocorrerá no período de 21 a 23 de agosto próximo,  no Centro de Formação do Educador (Cefe), localizado no Parque da Cidade de São José dos Campos (SP).

O evento visa congregar pesquisadores nacionais e internacionais,  profissionais de prefeituras do Estado de São Paulo, alunos de pós-graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC) e de Iniciação Científica,  no âmbito do Projeto Jovem Pesquisador 2015/24099-1 e Auxílio à Pesquisa para Organização de Reunião Científica 2017/24467-6, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Além disso,  também serão apresentados alguns resultados específicos de pesquisas realizadas para o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas, Fase 2, no âmbito do Subsídio CNPq 465501 / 2014-1 e do Subsídio Fapesp 2014/ 50848-9.

O workshop discutirá os avanços e as incertezas apresentadas por estudos científicos relacionados ao clima e ao meio urbano. As discussões terão a finalidade de fomentar a formulação de políticas públicas, as quais possam ser adotadas pelos governos da esfera municipal, buscando a melhoria da capacidade de resposta. É considerada pelos pesquisadores uma tarefa desafiadora e extremamente necessária para adaptação e resiliência urbana.

Conforme indicam as pesquisas, a elaboração de propostas de intervenção urbana associadas à prevenção de desastres ainda é incipiente, apesar da compreensão dos possíveis cenários climáticos e dos indicativos apresentados por cientistas sobre as possibilidades de aumento na frequência e intensidade de desastres,  relacionados a eventos extremos.

A programação prevê palestras de pesquisadores e especialistas internacionais de instituições dos Estados Unidos, Austrália, Irlanda e Chile.

Informações sobre o evento e inscrições estão disponibilizadas no site do evento pelo endereço : http://www2.cemaden.gov.br/workshop-mobilizacao-para-ordenacao-e-viabilizacao-de-espacos-urbanos-resilientes/

 

Fonte: Ascom-Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …