O Boletim Mensal de Impacto em Atividades Estratégicas para o Brasil, elaborado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) – divulgado ontem (12), aponta o cenário de intensificação das condições de seca nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e, principalmente, na Região Sul, caso as chuvas fiquem 30% abaixo da média no mês de maio.
O boletim mensal apresenta os cenários mais prováveis de impactos de eventos extremos em diferentes setores produtivos do Brasil, incluindo o diagnóstico do mês de Abril/2020 e a projeção de Maio/2020, do Índice Integrado de Seca (IIS) para todo o Brasil. Também, avalia os impactos da seca na agricultura familiar de sequeiro e previsão de impactos dos recursos hídricos para o trimestre maio-junho-julho de 2020 (MJJ 2020).
Sobre os recursos hídricos, são abordadas a situação atual e as projeções de vazões afluentes aos reservatórios do Sistema Cantareira (SP), Três Marias (MG) e Serra da Mesa (TO), bem como o cenário esperado para o volume armazenado da Bacia do Rio Amazonas, na região Norte do País, no decorrer do trimestre.
O Boletim Mensal de Impacto em Atividades Estratégicas para o Brasil, do trimestre maio-junho-julho de 2020 está disponilizado no portal do Cemaden, no endereço :
http://www2.cemaden.gov.br/boletim-de-impactos-em-areas-estrategicas-para-o-brasil-08052020/
Fonte: Ascom/Cemaden